Facebook Twitter RSS

Android - Dicionário de A a Z






Reuni neste post  um pequeno resumo do sistema operacional android. A ideia foi de criar um dicionário com os termos mais utilizados e ter dar uma explicação sobre o seu significado.pensando naquelas pessoas que não são especialistas no Android e não conhecem os termos que são usados aqui e em outros blogs, Mas você conhece a história desse fantástico sistema?  Clique aqui pra saber mais.

ADB: sigla para Android Debug Bridge, uma ferramenta que é usada principalmente por desenvolvedores para enviar comandos de um computador para o Android. Ela funciona como um cliente-servidor, ou seja, é capaz de simular no PC situações que aconteceriam no portátil.

AOSP: o Android Open Source Project é o código-base do sistema operacional, o qual é usado para a compilação e a criação de qualquer outra ROM

APK: formato-padrão de arquivo usado para instalar softwares e componentes no Android. Fazendo uma analogia, essa extensão é como se fosse o EXE do Windows. Quem possui um aparelho com o SO da gigante de Mountain View é capaz de implementar qualquer conteúdo APK por meio de um gerenciador de arquivos.


Baseband: consiste em um subsistema do Android que é responsável pela interligação entre o sistema e as antenas do aparelho que, por sua vez, o conectam às torres de comunicação mantidas pelas operadoras de telefonia móvel.


Boot: procedimento de inicialização do sistema, assim como ocorre com qualquer outra plataforma.

Bootloader: comando que passa as orientações de inicialização para o Android, instruindo como o kernel do SO deve se portar durante esse processo. Para efetuar a troca manual e forçada da versão da plataforma, é necessário desbloquear o bootloader pressionando algumas combinações de teclas do gadget.

Brick: termo usado quando um dispositivo apresenta uma falha de configuração e acaba tendo que ser inutilizado. Tal situação, normalmente, é ocasionada pelo próprio dono do aparelho ao tentar atualizar o seu firmware e implementar softwares incompatíveis.

CWM Recovery: modo de recuperação avançado do sistema pelo qual é possível efetuar restaurações de dados, instalar ROMs customizadas e realizar reparações inacessíveis pela interface da plataforma.

Debrand: ato de remover as alterações feitas por terceiros no sistema operacional, uma prática comum entre as operadoras de telefonia para acrescentar menus, telas de boas-vindas, entre outras modificações
Downgrade: termo usado quando você instala uma edição antecessora do SO que veio pré-instalado no seu smartphone ou tablet.

Download Mode: modo acessado durante a atualização ou substituição do firmware do eletrônico, ou seja, a seção indispensável na hora de implementar uma nova ROM no seu aparelho. Geralmente, o Download Mode é ativado pressionando os botões de redução do volume, home e de ligar.

EFS: pasta na qual ficam armazenas importantes informações da plataforma e do próprio dispositivo, como o endereço MAC, o código de série do produto e o número do IMEI. Por segurança, esses dados permanecem criptografados.
Hack (ou Hacking): utilização de métodos não oficiais para contornar as restrições de acesso estabelecidas pela fabricante do aparelho ou da operadora a determinados arquivos e recursos, permitindo a personalização e alteração de funções e características do SO.

Hard Reset: restauração das configurações originais do sistema — como se fosse uma formatação de um PC.

Kernel: é o núcleo do sistema operacional, sendo essencial para a comunicação e o gerenciamento da troca de dados entre os componentes de hardware e a plataforma. Sem isso, o smartphone ou o tablet não poderia funcionar.

Launcher: segmento da interface do sistema operacional que garante a operação da tela inicial e das pastas de aplicativos instalados. A plataforma possui o seu launcher-padrão, mas na Google Play você encontra inúmeras alternativas para ele.


OTA: método de transferência de dados para a atualização de softwares e até mesmo da plataforma por meio de conexões com redes sem fio. Esse tipo de upgrade é agradável pois você não precisa conectar o aparelho ao PC para instalar uma nova versão do Android, por exemplo
.


Recovery Mode: modo de restauração simplificado do Android, o qual pode ser acessado e efetuado no menu de configuração do próprio SO.

ROM: sigla para Read Only Memory, que consiste em uma cópia virtual da plataforma compilada em um único arquivo 

Root: é o chamado “superusuário” do sistema operacional da Google — equivalente ao “Administrador” do Windows, por exemplo. Esse mecanismo dá a você acesso a todas as seções da plataforma. 

Rootear: termo adotado quando a pessoa usa técnicas para desbloquear as restrições de acesso ao Root e poder realizar modificações mais “profundas” no sistema, inclusive alterando o funcionamento de componentes de hardware — como é o caso do overclocking.

Tweaks: mudanças feitas no sistema com a intenção de melhorar o seu desempenho, como reduzir o consumo de energia, tornar o cartão de memória mais veloz, promover uma interação mais eficiente entre o SO e a memória RAM, entre outros.

Wipe: consiste na “limpeza” do sistema, apagando arquivos em cache e desnecessários. O termo é mais relacionado com a ação de “zerar” o SO antes de instalar uma nova ROM. Contudo, o ideal é que a plataforma seja restaurada para as configurações de fábrica para iniciar tal procedimento.

Soft Reset: É o ato de reiniciar o seu telefone, intencionalmente ou não. Tem o mesmo efeito de quando você remove sua bateria.  


Unlock / Desbloquear: Ação de "desbloquear" o aparelho, para poder utilizar um cartão SIM de qualquer operadora.

ODIN: Programa para fazer flash de seu dispositivo.


Factory Reset: Restaurar as configurações de fábrica. É a ação de formatar o seu dispositivo e deixá-lo como era originalmente.

Firmware: É o conteúdo da ROM do aparelho. Para saber a versão de firmware de seu aparelho vá a Configurações -> Sobre o telefone -> Informação de Software.


Flash: É o ato de mudar a ROM de um dispositivo.





                 Espero ter ajudado com esse pequeno resumo sobre o sistema Android!


 Qualquer dúvida comente!

Via: AndroidPit e TecMundo

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati

0 comentários:

Os comentários estão sendo monitorados pela Administração da DGY, comentários contendo: Pornografia, Difamação, Linguagem de baixo Calão ou excesso de Autoridade, serão excluídos imediatamente!